Caraterização

Breve caraterização da freguesia:

Situação Geográfica

A Freguesia de Silgueiros estende-se por uma vasta área de cerca de 37 quilómetros quadrados, de férteis minifúndios, entre os rios Dão e Pavia. Situada no extremo sul do concelho de Viseu, de onde dista 12 km, os seus limites são também os concelhos de Tondela, de Carregal do Sal e de Nelas. Constituem-na 16 povoações e outros pequenos aglomerados populacionais onde vivem, segundo últimos censos, 3250 pessoas.

A sua privilegiada situação geográfica proporciona uma rica agricultura hortícola e a excelente qualidade do seu vinho, dos melhores da Região Demarcada do Dão. A Adega Cooperativa reúne mais de um milhar de associados e as diversas Quintas, apresentam nos mercados nacional e internacional produto da mais elevada qualidade.

Estamos situados no coração do Dão-Lafões, esse planalto fértil e deslumbrante, situado entre as Serras da Estrela e do Caramulo, com os rios Dão, Pavia e o Asnes a espraiar-se pelo meio, enquanto percorrem todo o maciço granítico. É mágico poder apreciar todos os dias o nascer e o pôr-do-sol por entre as serras e apreciar os deslumbrantes vinhedos. No inverno, o manto de neve que cobre as Serras envolventes – A Estrela e o Caramulo – é de uma beleza arrebatadora.
Ao percorrer esta região apercebemo-nos da grandiosidade da Vila de Silgueiros.

Situação Histórica

Uma vila histórica que conserva histórias de conquistas e tradições bem antigas e que deslumbra pelas paisagens, rios e serras, pelo património edificado e simpatia das suas gentes. Os trajes retratam bem a vivência das gentes simples e humildes cá da terra, marcadas pelo calor e o esforço do trabalho do campo, desde a ceifeira, moleiros, resineiros, ferreiros, entre outros. As suas danças são na sua maioria lentas e à roda e as modas são regionais e foram recolhidas minuciosamente na região.

O seu caminho já conta com inúmeras atuações em festas, certames e serões. Participamos em muitos festivais de folclore, de norte a sul do país, tendo também já realizado vários festivais internacionais.

É de realçar o Museu Etnográfico, com mais de vinte mil documentos, que salvaguarda aspetos importantes da cultura tradicional da região e também a Aldeia Típica da Póvoa Dão, representativa dos povoados mais antigos que é atravessada por uma via romana, que integra as Rotas Romanas do Dão.